quarta-feira, 22 de julho de 2009

3 dias Pós Encontro e a Homilia de Dom Tarcisio

Momento da entrega do cheque a Dom Murilo

Roberto faz a entrega do valor arrecadado na coleta da Missa


Glauco e Roberto ao lado de Dom Murilo



Coleta para a construção da Casa

Foi realizada hoje na Curia Metropolitana de Florianópolis a entrega do cheque a Dom Murilo Kriguer, com o valor recebido na coleta da Missa de domingo no II Encontro Nacional, destinado à construção de uma casa a uma família carente.

Roberto, responsável da Super Região Brasil e Silvia e Glauco, Coordenadores do Encontro Nacional e representantes das Comissões de Serviço estiveram presente ao ato na Sala de Dom Murilo.

O valor arrecadado na coleta foi: R$ 47 616,95 (quarenta e sete mil, seiscentos e dezesseis reais e noventa e cinco centavos).

As fotos acima mostram a entrega do cheque.


Notícias do Dia


3 dias Pós Encontro Nacional e hoje estamos com notícias e mensagens do Brasil, que comentam detalhes dos dias de convivência, formação e experiências do II Encontro Nacional. Hoje publicamos a homilia de Dom Tarcisio. Uma ótima leitura a todos e gratos pela gentileza do envio das mensagens.

Participantes da Sessão de Formação pós encontro nacional




Casal Maria Carla e Carlo Volpini na Sessão de Formação








Grupo de casais participantes da Sessão de Formação, dias 20/21/22








Notícias da Sessão de Formação que terminou hoje em Florianópolis.




A Super Região Brasil, por ocasião do 2º Encontro Nacional da ENS, em Florianópolis, realizou a 1ª Sessão de Formação Nacional, contando com a presença dos casais e sacerdote da ERI, que gentilmente estenderam a estada no Brasil.

Está sendo realizado dos dias 19, 20, 21 e 22, no Recanto Champanhat, para 56 casais e 13 sacerdotes conselheiros, representando as 7 provincias, teve como Lema: "Tambem vós deveis lavar os pés uns dos outros" (Jo 13,14) e como Tema: "Cristo, nossa inspiração no serviço" .

Toda a organização do evento foi realizado pelo colegiado da Super Região Brasil e contou com as seguintes palestras, além das celebrações e momentos de reflexão e partilha :

Testemunho sobre o serviço no Movimento - Casal Maria Carla e Carlo Volpini - Casal ERI.

As equipes a serviço do matrimônio - Padre Angelo Epis - SCE ERI .

Histórico da ENS no Brasil - Helene e Peter Nadas.

Mistério e Mistica da Igreja/Reunião de Equipe - Cida e Raimundo .

A influencia da mensagem profetica do Padre Caffarel em nossas vidas - Onirina e Adriano.

A responsabilidade no movimento - Graça e Roberto.

Partilha, ajuda mútua e vida de equipe - Graça e Juarez.

Colegialidade - Eneida e Alvaro.

Sacerdote Conselheiro Espiritual / Acompanhador espiritual - Frei Avelino.

Graça e Roberto Expansão do Movimento e difusão do matrimônio - Glacy e Silvino Testemunho sobre o sacramento do matrimônio .

-Carlos Martendal . Foram momentos muito enriquecedores para todos os participantes, onde levarão na bagagem, além da motivação vivida no Encontro Nacional, toda o conhecimento partilhado nestes dias. Este previlégio que tivemos vem acompanhado de uma grande responsabilidade: repassar para suas equipes de base, Setores, Regiões e Provincias tudo o que foi vivenciado .
Benita e Ruy Setor ABC III
Membros da Comissão de Comunicação do Encontro Nacional

Homilia de Dom Tarcisio na MISSA do ENCONTRO NACIONAL DAS ENS no dia 19 DE JULHO .

SUBTEMA:
Casal cristão, dom de Deus para os filhos.

Introdução

“Os filhos são, sem dúvida, o maior dom do matrimônio e constituem um benefício máximo para os próprios pais” (GS 50b). Os filhos são, pois, um dom para os pais, para o casal. A nossa reflexão, porém, pretende considerar esta mesma dimensão de dom, mas num sentido inverso e recíproco, ou seja: o casal cristão, dom de Deus para os filhos.

Mas antes mesmo de nos voltarmos para o casal cristão, convém ter presente que, segundo o plano de Deus, o casal humano, abstraindo mesmo do seu ser cristão, é dom de Deus para os filhos.

- O casal, dom de Deus para os filhos.

Desde a origem, o matrimônio – “esta grande realidade terrena e humana!” – e tudo o que dele faz parte – o dom mútuo do homem e da mulher, a sua comunidade de vida, o amor, a união carnal, a fecundidade... – é dom de Deus para os filhos.

De fato, o mesmo Deus que disse, ‘não é bom que o homem esteja só’ (Gn 2,18) e que ‘desde a origem fez o homem varão e mulher’ (Mt 19,4), querendo comunicar-lhe uma participação especial na sua obra criadora, abençoou o homem e a mulher dizendo: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos’ (Gn 1,28). Por isso, “o autêntico fomento do amor conjugal, e toda a vida familiar que dele nasce, sem pôr de lado os outros fins do matrimônio, tendem a que os esposos, com fortaleza de ânimo, estejam dispostos a colaborar com o amor do Criador e Salvador, que por meio deles aumenta cada dia mais e enriquece a sua família” (GS 50), com seus novos filhos.

O matrimônio, portanto, “não é fruto do acaso, ou produto de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador, para realizar na humanidade o seu desígnio de amor” (HV 8). Os esposos, mediante a doação pessoal recíproca, que lhes é própria e exclusiva, tendem para a comunhão dos seus seres, em vista de um aperfeiçoamento mútuo pessoal, para colaborarem com Deus na geração e educação de novas vidas.

A doação recíproca, no seio do casal, não é uma fusão ou simples justaposição. A personalidade de cada um dos cônjuges – afirma Paulo VI – “permanece distinta, e, longe de se dissolver na doação mútua, afirma-se e afina-se, cresce ao longo da vida conjugal, segundo esta grande lei do amor: dar-se um ao outro para se darem juntos” (Discurso às ENS, em 4 de maio de 1970, 6). “A união do homem e da mulher é a imagem da Trindade de Deus; realiza a pluralidade na unidade” (Pe. Caffarel, A missão do Casal Cristão nota 15, p. 88). Dão-se, pois, os cônjuges, um ao outro, para, juntos, como ‘um só ser’, se darem aos filhos. Na raiz do “ser casal dom de Deus para os filhos” está o ser dom recíproco, o ser reciprocamente dom um para o outro; e, vice-versa, o ser reciprocamente dom um para o outro leva ao ser “casal dom de Deus para os filhos”.

É o amor, efetivamente, “o cimento que dá a sua solidez a esta comunidade de vida e o ímpeto que arrasta para uma plenitude cada vez mais perfeita” (Paulo VI, Ibid., 6). E cada um dos cônjuges empenha-se, com todo o seu ser, nessa aventura. Paulo VI assim o expressa: “Todo o ser nisso participa, nas profundezas do seu mistério pessoal e dos seus componentes tanto afetivos, sensíveis e carnais como espirituais, até constituir cada vez melhor aquela imagem de Deus que o casal tem a missão de encarnar dia a dia, tecendo-a das suas alegrias como das suas provações, tão certo é que o amor é mais do que o amor”. E – sabedor das exigências próprias do verdadeiro amor conjugal e consciente de que quando no coração do homem desperta um amor autêntico, ao mesmo tempo nasce ou acorda nele o desejo de Deus – ele afirma categoricamente: “Não há amor conjugal que não seja, na sua exultação, impulso para o infinito, e que não se queira, no seu arrebatamento, total, fiel, exclusivo e fecundo (cf. HV 9)”. “É nesta perspectiva – prossegue ele – que o desejo encontra a sua plena significação”; e conclui, enfim, com esta consideração sobre o ato conjugal: “Meio de expressão tanto como de conhecimento e de comunhão, o ato conjugal mantém, fortifica o amor, e a sua fecundidade conduz o casal ao pleno crescimento: torna-se, à imagem de Deus, fonte de vida” (Paulo VI, ibid., 6).

Toda esta grande realidade humana do amor entre o homem e a mulher, com tudo o que ela implica, é boa por sua origem. Mas como tudo o que existe no homem, foi ferida e deformada pelo pecado. Em Cristo, porém, encontra a sua salvação e a sua redenção. Cristo Salvador, portanto, Redentor do homem e Redentor do mundo, veio curar, mais ainda, enobrecer admiravelmente tudo o que faz parte da união do homem e da mulher. Nele, com efeito, tudo adquire nova profundidade e plenitude. E “quantos casais não têm encontrado na sua vida conjugal o caminho da santidade, nesta comunidade de vida que é a única a estar fundada sobre um sacramento!” (Paulo VI, ibid., 6).

- O casal cristão, dom de Deus para os filhos.

▪ Criação nova
“Obra do Espírito Santo (cf. Tt 3,5), a regeneração batismal faz de nós criaturas novas (cf. Gl 6,15), “chamados a viver, também nós, uma vida nova” (Rm 6,4). Nesta grande empresa de renovação de todas as coisas em Cristo, o casamento, também ele purificado e renovado, torna-se uma realidade nova, um sacramento da nova aliança” (Paulo VI, ibid., 7)

▪ União “no Senhor”
“Membros de Cristo, um e outro “no Senhor”, também a sua união se faz “no Senhor” como a da Igreja, e esta é a razão por que ela é “um grande mistério” (Ef 5,32), um sinal que não só representa o mistério da união de Cristo com a Igreja, mas ainda o contém e o irradia pela graça do Espírito Santo, que dela é a alma vivificante” (Paulo VI, ibid., 8).

Pelo batismo o cristão fica ligado a Cristo, e o amor que existe no coração de Cristo passa para o coração do cristão. Quando se casam dois batizados, para se amarem, dispõem portanto deste amor divino, a caridade. Esta não afasta os elementos humanos do amor. Pelo contrário, estimula-os e enriquece-os (cf. Pe. Caffarel, a Missão do casal Cristão, nota 22, p. 90)

▪ Plenitude do amor cristão
“Tal é o mistério em que enraíza o amor conjugal e que ilumina todas as suas manifestações. Mistério da Encarnação, que eleva as nossas virtualidades humanas penetrando-as interiormente. Bem longe de desprezá-las, o amor cristão as leva, com efeito, à sua plenitude, com paciência, generosidade, força e doçura” [...] “Casados no Senhor”, os esposos não podem, pois, unir-se senão em nome de Cristo a quem pertencem e por quem devem trabalhar como seus membros ativos. Não podem, portanto, dispor do seu corpo, sobretudo enquanto é princípio de geração, senão no espírito e para a obra de Cristo, porque são membros de Cristo” (Paulo VI, ibid., 9).

▪ fecundidade do lar
“‘Colaboradores livres e responsáveis do Criador’ (HV 1), os esposos cristãos vêem a sua fecundidade carnal adquirir, por isso, uma nobreza nova. O impulso que os leva a unir-se é portador de vida e permite a Deus que aumente o número de Seus filhos. Tornado-se pai e mãe, os esposos descobrem com assombro, nas pias batismais, que o seu filho é, desde então, filho de Deus, ‘renascido da água e do Espírito’ (Jo 3,5), e que lhes é confiado para que velem, sem dúvida, pelo seu crescimento físico e moral, mas também pelo desabrochar e pela expansão, nele, do ‘homem novo’ (Ef 4,24). Este filho já não é apenas o que eles vêem, mas também o que eles crêem, ‘uma infinidade de mistério e de amor que nos deslumbraria se o víssemos face a face’. Também a educação se torna verdadeiro serviço de Cristo, segundo a sua própria Palavra: ‘O que fazeis a um destes pequeninos, é a mim que o fazeis’ (Mt 25,40). E se acontece que o adolescente se fecha à ação educativa dos pais, estes participam então, dolorosamente, na sua própria carne, da paixão de Cristo perante as recusas do homem” (Paulo VI, Ibid., 10).

- O casal cristão dom de Deus para os filhos, enquanto gera-os e educa-os “no Senhor”.

Queridos casais, queridos pais, Deus não lhes confiou um tarefa tão importante – a geração e educação de seus filhos - sem lhes fazer um dom prodigioso, o seu amor de Pai. Através dos pais que amam o seu filho em que vive Cristo, é o amor do Pai que se difunde em seu Filho bem-amado (cf. 1Jo 4,7-11).

É a autoridade de Deus que se exerce através da de vocês. É a providência de Deus – providência de “Pai, de quem toda a paternidade tira o seu nome, no céu e na terra” (cf. Ef 3,15) – que se difunde através da dedicação de vocês. É através de vocês, do amor paterno e materno de vocês, que seus filhos, renascidos no batismo, farão a descoberta do amor paternal de Deus e a primeira experiência da igreja. É através de vocês, do amor recíproco que os une “no Senhor”, que os seus filhos farão a descoberta do Deus que é “Comunhão de Pessoas”, fonte e modelo da nossa união, como filhos de Deus, na verdade e no amor (cf. GS 24).


Certamente, o preceito de “honrar pai e mãe” deve suscitar no coração dos filhos a consciência de que “amor como amor se paga”.

De tudo isso, queridos casais, fala-nos o Senhor na primeira leitura de hoje, Tirada do livro do Eclesiástico. De forma breve e com imagens vivas, próprias da mentalidade hebraica, a passagem proclamada, partindo da “obediência” e do “amor”, os dois pilares de uma boa convivência social no Povo de Deus, inculca-nos sobretudo os deveres dos filhos para com os pais e o valor religioso dessas atitudes que lhes são exigidas. Mais precisamente:
- A “autoridade”, paterna e materna, vem de Deus (vv. 3 e 6). Obedecer aos pais é obedecer a Deus.
- Os benefícios que obtêm aqueles que honram os seus pais: expiação dos pecados (v. 4); oração escutada por Deus (v. 6); vida longa e próspera e o respeito dos próprios filhos (vv. 6-7).

Certamente, o casal cristão, dom de Deus para os filhos; os pais, chamados à geração e educação dos filhos, vivenciarão muitos momentos de aflição.

A cena do evangelho de hoje é, neste sentido, iluminadora. Aproveitando uma prática religiosa muito cara aos judeus piedosos – a peregrinação anual a Jerusalém –, Lucas oferece-nos uma narrativa com uma mensagem de alcance extraordinário.
Realçamos os seguintes pontos:
- Maria e José são modelo do exemplo que os pais devem dar aos filhos no cumprimento dos seus deveres religiosos;
- As aflições de toda ordem por que os pais têm de passar com frequência nas responsabilidades que têm pelos filhos;
- O respeito pela vontade de Deus. Deus está antes que os pais: “Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai”? “Jesus é filho carnal de Maria, pela qual está ligado fisicamente à humanidade. Está ligado a ela por afeto e submissão filial. Mas essa relação fica relativizada e submetida a outra superior. Jesus é filho legal de José, pelo qual fica registrado oficialmente como descendente de Davi. Mas também a sua relação com José fica relativizada e submetida à relação de Jesus com o Pai” (comentário da Bíblia do Peregrino).
- O respeito pela personalidade e vocação pessoal de cada ser humano, pois os filhos não são pertença dos pais.
- Atenção ao mistério que encerra o destino pessoal daqueles que estão a caminho da sua realização pessoal, guiando-se, em toda a sua vida, pela resposta que devem dar a Deus.

Maria e José não compreenderam a atitude de Jesus (v. 50), nem o que se estava passando. Maria, porém, conservava todas estas coisas no seu coração. (v. 51), refletindo sobre elas.

E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (v. 52), no aconchego daquele lar, o da sagrada família; sob os cuidados daquele casal, Maria e José.

Que assim possam crescer, queridos casais, os filhos de vocês; que eles possam crescer como discípulos-missionários de Jesus Cristo e vocês, sob o influxo da graça, possam resgatar sempre o discipulado e a missão que convém a todo casal cristão, chamado a ser dom de Deus para os filhos.

Amém

Mensagens recebidas hoje: repercussão do Encontro Nacional
Queridos amigos

"A Paz de Cristo"

Primeiramente queremos parabenizá-los pela cobertura jornalística que fizeram.
Gostaríamosde ver publicada no blog a seguinte mensagem com foto:











A Equipe 3 - Nossa Senhora da Glória - RCO I - Brasília, voltou para casa reabastecida com as maravílhas que viveram neste 2º Encontro Nacional em Florianópolis.
Que Deus abençõe os organizadores e a todos que participaram deste evento.
Sônia e Welles





Mensagem de Jundiaí
Eu e minha casa serviremos aos Senhor!

Tanto a relembrar, tanto a agradecer, tanto a orar e tão pouco a pedir. Esse é o sentimento que temos após um final de semana abençoado em Floripa.

Um grande e fraterno beijo a todos





Ricardo e Bete
CRS - Jundiaí B / SP
Saudações e cobrança !!!




O 2º Encontro Nacional foi um acontecimento memorável, inesquecível.
Tudo foi maravilhoso, não cansamos de elogiar e recordar de tudo o que foi vivenciado em Florianópolis.
Todos estão de parabéns.
Tenho entrado todo dia no blog a espera da palestra de Dom Dimas. Vocês não vão publicá-la? Vou ter que esperar pela carta mensal? Por que está descriminação?
Estou aguardando ansiosa.
Bjs Nanci








Resposta: Cara irmã Nanci, estamos colocando as palestras e homilias conforme recebemos as cópias. Não há prioridade, como hoje você lê a homilia de Dom Tarcisio. Obrigado pela mensagem.








Mensagem de agradecimento




QUERIDOS IRMÃOS

"POIS O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO,MAS PARA SERVIR E DAR A VIDA EM RESGATE DE MUITOS" (MC 10,45)


NO INICIO PARECIA UMA TAREFA FACIL DE SER RESOLVIDA, POREM A MEDIDA QUE O TEMPO FOI PASSANDO E OS PROBLEMAS APARECENDO, PERCEBEMOS QUE O QUE JULGAMOS COMO FACIL ,IA AOS POUCOS TORNANDO-SE MAIS COMPLICADO.
POREM OS PROBLEMAS NÃO NOS AFETARAM ,TODOS CASAIS COM BOA VONTADE ABRAÇARAM SUAS TAREFAS COM VONTADE E RESPONSABILIDADE, USANDO DE UMA SERIEDADE FORA DO COMUM. A ORAÇÃO DA EQUIPE DE SERVIÇO ERA REZADA NO INICIO DE TODAS AS REUNIÕES REALIZADAS NA CASA DE GLAUCO E SILVIA QUE GENEROSAMENTE CEDERAM PARA QUE NESTES DOIS ANOS E MEIO, FOSSEM REALIZADAS.
A MEDIDA EM QUE O TEMPO IA PASSANDO, O NERVOSISMO ERA NITIDO EM TODOS, MAS TAMBEM SENTIAMOS QUE A HARMONIA REINANTE, A ESPERANÇA E A FÉ DOS COMPONENTES DAS COMISSÕES NOS DAVAM A CERTEZA DO SUCESSO DO ENCONTRO.
BEM O DIA CHEGOU E O NOSSO ESFORÇO FOI COROADO PELOS AGRADECIMENTOS, ELOGIOS, SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO.
DEUS SE FEZ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS PARA QUE TUDO DESCE CERTO. OBRIGADO POR DAR-NOS ESTA OPORTUNIDADE, OBRIGADO AOS AMIGOS QUE JUNTOS E UNIDOS CONSEGUIMOS LEVAR AOS EQUIPISTAS DO BRASIL MOMENTOS LINDOS E EMOCIONANTES DE FÉ E AMOR.

ABRAÇOS

CLEUSA E ADIR








Mensagem de incentivo do Frei Levi

Paz Bem!Prezados amigos equipistas!Foi um momento especial de muita graça de Deus este II encontro nacional. Parabéns a toda a equipe organizadora do evento; vocês foram verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus!Rezo para que as sementes lá semeadas frutifiquem nos lares.A todos o meu muito obrigadoFiquem com Deus!




frei Levi conselheiro espiritual Toledo-Pr

Mensagem de amor do Paraná
Gracas a eles, dona Nanci e Pedro Moncal, tivemos dias maravilhosos em Floripa;nós amamos vocês!!!!!!!!!!!!!!!!

Maria Socorro e Edivanil
Equipe 4B - Londrina - Paraná




Mensagem de tudo muito belo do Recife








Queridos irmãos equipistas que participaram dos trabalhos e organizaçãodo 2ºENENS, ainda estamos extasiados e em ação de graças.
Foi a nossa primeira participação em encontros das ENS.
Só podemos dizer:
TUDO MUITO BELO!
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!!!!!!!!!
E-X-C-E-P-C-I-O-N-A-L!!!!!!!!!!!!!!!
Fiquem com a paz de Cristo.
Um carinhoso e fraterno abraço.
Terezinha e Geraldo Durães
Equipe 18 - N. S. da Glória
Setor "B" - Recife




Mensagem de Londrina




Estimados Claudete e Vanderlei.




Estamos em Londrina, PR revendo amigos e contando sobre o II Encontro Nacional das ENS. Foi uma grande satisfação conhecê-los e esperamos continuar, mesmo a distância, essa amizade firmada em Floripa. Já encontramos diversos casais equipistas em nossa curta passagem por Curitiba e trocamos opiniões e comentários. Todos são unânimes em afirmar que o encontro foi um sucesso. Principalmente nos conteúdos das palestras e dos testemunhos vivenciais, além das homilias. Acreditamos que os temas devem ser aprofundados em nossas equipes e em nossos setores/regiões/províncias em manhãs de estudo e em mutirões. São bastante ricos para que aqueles que não estiveram em Floripa possam apreciá-los e degustá-los lentamente.Foi uma graça termos participado, a convite de vocês, do serviço na Assessoria de Imprensa. Esperamos continuar colaborando com vocês e equipe na continuidade do Blog das EN S! Parabéns a todos os irmãos equipistas que direta ou indiretamente colaboraram nas equipes de serviço do encontro!"Eu e minha casa serviremos ao Senhor!"




Abraço fraterno,Ruth Helena e Nicolau Frederico de Souza,




jornalistas e equipistas




ENS CRS A Natal/RN Província Nordeste




Mensagem para reflexão sobre local do encontro internacional

O encontro de Florianópolis foi forte e nos deixou ensinamentos e incentivo na nossa missão como equipistas..
Entendo ser oportuno sugerir uma enquete no intuito de sugerir local
ao Encontro Internacional de 2012. A proposito é bom lembrar
que muitas capitais receberão grandes investimentos de infraestrutura
até 2012 em função de exigências à Copa do Mundo.
Parabens a todos que se empenharam direta e indiretamente

Paulo Vaz de Lima / Rosemary BCV Lima
Limeira S P








Homilia do Frei Avelino
Homilia de Frei Avelino: Que belas palavras!O que chama mais minha atenção é que somos o remédio para os casais e devemos expulsar todos os demônios que não são poucos.Portanto que nos ilumine e nos dê sua graça para podemos curar estes casais. Fiquem com Deus e sobre a proteção de Nossa Senhora.








Mensagem da Regina da Região Rio




Queridos amigos,
Ainda maravilhados com os momentos vividos no Encontro queremos parabenizar a todos que trabalharam .
As liturgias foram fortes e belíssimas, as palestras muito bem preparadas e os testemunhos revigoraram nossa fé na família cristã.

Nos grupos sentimos a unidade de nosso movimento e a felicidade de ver que somos os ramos da videira que é o Cristo.

Sentimos muita emoção no primeiro dia ao entrarmos pelo hall de entrada e visualizarmos aquela multidão de casais de todos os cantos do Brasil.Percebia-se a alegria estampada nos rostos que diziam : Enfim chegou o grande dia! Louvado seja o Senhor!
Deus abençoe a todos!!!
Tornaremos a nós encontrar no Encontro Internacional.
Até lá !!!!

Vera Regina e José
Eq.68 Setor C Região Rio V Província Leste












Mandem suas mensagens e fotos da sua participação no Encontro Nacional. E-mail ens.imprensa@gmail.com




Nenhum comentário: