terça-feira, 3 de março de 2009

Manaus estará presente no II Encontro Nacional

Bom dia! Nesta terça-feira, temos nossa primeira notícia da Região Norte, vindo de Manaus.
O casal Graça e Encarnação, que na foto aparece ao lado de Dona Nancy Moncau, ilustra nosso blog do II Encontro Nacional, com um registro motivador a todo o Brasil.

Faltando apenas 136 dias para a abertura do II Encontro Nacional, sentimos na vibração dos equipistas dos quatro cantos do país a vontade de estar em Floripa para abraçar os irmãos de caminhada.

Aproveitando, vamos colocar a mensagem do casal Vera e Renato, responsável pelas inscrições do Encontro Nacional, veiculada na Carta Mensal de nov/08, onde afirmam especificamente a região Norte como um dos exemplos de entusiasmos, tendo inscritos a equipe de deficientes auditivos. Vamos aos textos recebidos.

De Manaus, Graça e Encarnação

Olá Amigos
Os equipistas da Região Norte I estarão firmes e fortes no nosso 2º Encontro Nacional, que acontecerá na linda FLORIPA, vamos enfrentar este frio levando o nosso calor da nossa região tão bela amazônica.
Viva o nosso Encontro que Deus abençoe todos vocês como responsáveis da tão dificil missão de receber 5.500 pessoas, VAMOS LÁ SIM SENHOR!
Abraços
Graça e Encarnação - Eq 6 Nossa Senhora de Fátima Setor D

Da Carta Mensal, Vera e Renato

E o Senhor a cada dia aumenta o número dos participantes.
Nosso Encontro receberá com muita alegria representantes da ERI. Está confirmada a vinda do casal Volpini e do Pe. Epis, respectivamente Casal Responsável e SCE da ERI.
Entre as inscrições que conti­nuam chegando de todas as províncias, destacamos as inscrições, com a ajuda dos irmãos do Norte, da “Equipe do Silêncio”, composta de 5 casais com membros deficientes auditivos e da sua Acompanhante Espiritual. Quando da visita pastoral da Super-Região à Província Norte, em agosto de 2001, a participação entusiasmada destes irmãos na celebração eucarística, através da linguagem dos sinais, libra, nos marcou profundamente.
Asseguramos que receberemos muito calor humano da caravana da Província Norte, afugentando para longe os possíveis ventos frios do Sul.
Até lá, e que Deus nos ajude!

De Roma no Encontro dos Regionais, o exemplo de reflexão para todos os dias que nos colocamos ao serviço do próximo, como será no II Encontro Nacional.


Reflexão da bíblia sobre o amor-serviço, amor-humildade, amor-unidade, que foi realizada em Roma, no Encontro dos Regionais.

Evangelho de JOÃO capítulo 13 (A última ceia e o lava-pés)1 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.2 E acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o propósito de entregá-Lo,3 sabendo Jesus que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que saíra de Deus e para Deus voltava,4 levantou-se da mesa, tirou as vestes, tomou uma toalha e se cingiu com ela.5 Deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.6 Ao chegar a Simão Pedro, este lhe disse: "Senhor, tu me lavas os pés a mim?7 Respondeu Jesus: "O que Eu faço, não o entendes tu agora, mas tu o saberás depois.8 Disse-lhe Pedro: "Nunca me lavarás os pés". Respondeu Jesus: "Se não te lavar os pés, não te rás parte comigo".9 Simão Pedro disse então: "Senhor, não só os pés mas também as mãos e a cabeça".10 Jesus, porém, replicou: "Aquele que está lavado não necessita lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora Vós estais limpos mas não todos".11 Pois bem sabia Ele quem O havia de trair. Por isso é que disse: "Nem todos vós estais limpos".12 Depois de lhes lavar os pés, recolocar as vestes e se pÿr de novo à mesa, perguntou-lhes: "Entendeis o que vos fiz?13 Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque Eu o sou.14 Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.15 Dei-vos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim também façais vós.16 Em verdade, em verdade vos digo que não é o servo maior do que o Senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.O ato do lava-pés tem um simbolismo e, procura transmitir uma lição , onde podemos destacar o seguinte:1. AMOR - (João 13:1). A prática do lava-pés está emoldurada pelo amor. João inicia o relato deste capítulo sobre Jesus mencionando: "tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim". Assim, a missão de Cristo é apresentada com uma contínua ação fundamentada no amor. Amor pelos "Seus", a quem aconselha, orienta, guia, abençoa e serve.2. HUMILDADE e SERVIÇO - (João 13:4 e 5). Nenhuma referência do Antigo Testamento mostra senhores lavando os pés de subalternos. Mas Cristo, que era Um com o Pai, inclinou-Se para lavar os pés dos discípulos.3. IGUALDADE e FRATERNIDADE - (João 13:13-16). Embora o cristianismo não elimine todas as distinções sociais, diante de Deus, nenhuma diferença de raça, cultura, sexo, idade, cor e classe social tem valor. Um verdadeiro cristão pode inclinar-se para lavar os pés (leia-se servir) a qu alquer pessoa, porque todos somos irmãos em Cristo.
Sim, devemos "lavar os pés um ao outro" como um ato de serviço, hospitalidade ou humildade se a circunstância exigir tal prática, mas não como ato de louvor público.

2 comentários:

Emílio Tôrres disse...

Quero informar a minha satisfação com o Blog qua tá show de bola, oportunizando os equipistas das ENS, saberem as atualizações do 2º Encontro Nacional, e demais assuntos. Emilio Augusto.

Unknown disse...

Olá amigos,somos de Manaus Amazonas e estamos ansiosos em participar juntos desse momento forte do nosso movimento. Rezamos por todos que estão na organização desse encontro, longe de voces mas perto nas orações. O senhor faz em nós maravilhas!!!
Maria José e Nonato Equipe 15 Nsa do Carmo.