segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Florianópolis de braços abertos": Dom Murilo


Caros amigos e amigas das ENS,

Florianópolis está de braços e coração abertos para recebê-los no 2° Encontro Nacional das ENS Brasil. Nós, desta que é uma das cidades mais bonitas do Brasil (vejam como somos humildes: bem que poderíamos dizer: “a cidade mais bonita do Brasil”...), estamos lembrados do que escreveu o autor da Carta aos Hebreus: “Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos sem o perceber” (Hb 13,2). Nós percebemos e sabemos que teremos a visita de 5.500 “anjos”. Benvindos, pois, a Florianópolis!
Tendo em vista do Encontro de julho próximo, faço minhas e lhes dirijo as palavras do Papa Bento XVI: “Estes dias de reflexão e de oração tornem-se uma ocasião propícia para vós, queridos casais, para compreenderem sempre melhor que estais chamados a testemunhar com vossa fidelidade recíproca o amor com que Deus envolve cada pessoa” (02.11.2005).
Nossa Senhora do Desterro, padroeira desta Arquidiocese, interceda por vocês, casais cristãos equipistas, e pelo 2° Encontro que Florianópolis terá a alegria de sediar.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de Florianópolis
Faltam 158 dias para a abertura do II Encontro Nacional das ENS.Inscreva-se já!
Um pouco da vida de Dom Murilo, a serviço do Evangelho
Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scjNascimento: 19/09/1943 - Brusque - SC-Brasil;Ordenação Sacerdotal: 07/12/1969 - Brusque-SC-Brasil;Nomeação Episcopal: 16/02/1985 - Brusque-SC-Brasil;Divulgação de sua nomeação: 20/02/1985;Sagração Episcopal: 28/04/1985 - Brusque-SC-Brasil;Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis: 20/02/2002; posse: 27/04/2002;

Biografia
Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Sexto filho de nove irmãos, de tradicional família brusquense (seus pais: Oscar e Olga), realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Em 1964 ingressou nessa Congregação e iniciou o curso de filosofia em sua cidade natal. Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté, SP (1966-1969). Dom Afonso Niehues foi quem presidiu sua ordenação presbiteral em sete de dezembro de 1969, em Brusque. O início de seu ministério pastoral foi em Taubaté, onde trabalhou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens. De 1974 a 1979 foi Reitor do Instituto Teológico S.C.J., de Taubaté. Nomeado Superior Provincial de sua Congregação, exerceu essa função de 1981 até 1985, quando foi nomeado Bispo Auxiliar de Florianópolis, pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de fevereiro. Sua ordenação episcopal aconteceu em Brusque, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16). Trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa, PR . Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, PR. Dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis, assumindo essa Arquidiocese dia 27 de abril de 2002. É autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão, sempre com o intuito de evangelizar. Obras publicadas Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria(Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova).
Mandem suas notícias para o e-mail: ens.imprensa@gmail.com ou deixe seus comentários no espaço abaixo, que publicaremos aqui.

Um comentário:

Nilza e Amaury - Brasília disse...

Alô, amigos,
receber as boas vindas de uma pessoa como Dom Murilo nos enche de orgulho e alegria. Estamos também na contagem regressiva para o 2° EN das ENS, confiantes em Deus de que estaremos aí, para vivenciar a alegria do encontro com os irmãos equipistas e reviver as maravilhas que vivemos no Encontro de Brasília.
Em nossas orações estamos pedindo pelo bom êxito de todos os trabalhos (e são muitos!...)
Que Nossa Senhora Rainha da Paz abençoe e proteja a todos que para lá se deslocarão, em suas viagens, os filhos que ficarão em nossas casas, os equipistas que não poderão ir, enfim, a todos nós.
Um abraço a todos.
Nilza e Amaury - equipe 48 - Nossa Senhora Rainha da Paz - Região CO I - Brasília