Ouça a voz do Padre Caffarel. Clique e ligue o som.
Domingo de Pentecostes, um dia especial a todos nós, que recebemos o Espírito Santo no batismo e continua conosco em toda a eternidade como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Domingo, especial para ouvir um ungido de Deus, Padre Caffarel.
Vinde Espírito Santo !
58 dias de contagem regressiva e chegamos no dia 16 de julho, com a unção do Espírito Santo a tocar a todos no 2 Encontro Nacional para vivermos nossa missão de casal cristão.
Padre Caffarel, inspirado pelo Espírito Santo nos deixa a cada dia uma certeza, de que a santidade conjugal é possivel. Para muitos que ainda não conhecem a vida do Padre Caffarel, vamos mostra aqui no Blog deste domingo de Pentecostes, a sua voz da palestra de Chantilli. O texto foi traduzido e também está em parte aqui para a sua leitura.
Tradução de trecho da palestra do Pe.Caffarel intitulada “Os Começos”
“Em 1959 a questão se colocou da seguinte maneira: vejamos, as ENS são um movimento de iniciação à espiritualidade conjugal e familiar? Mas se são um movimento de iniciação, deve-se deixa-lo logo que se completa a iniciação? Uma criança não fica a vida toda no jardim de infância. Na verdade sentia-se o perigo de que as Equipes tornem-se creches de adultos. Ou então nosso Movimento seria um movimento de perfeição. E a resposta, no momento desse Encontro de Roma, foi que as Equipes devem ser tanto um movimento de iniciação quanto um movimento de perfeição.
É simples ser um movimento de iniciação. Um movimento de perfeição exige uma porção de regras que permitam aos que dele fazem parte progredir em suas propostas.
É preciso resumir os elementos do carisma fundador tal como foram se desenvolvendo ao curso desses anos. Eu os introduzo, são sete:
Primeiramente: o casamento é uma obra de Deus e a obra querida de Deus;
Em segundo lugar: o casamento tem uma alma que é o amor e negligenciar o amor é condenar o casamento;
Em terceiro lugar: homem e mulher não podem ser fiéis ao amor sem o socorro de Cristo, eis porque Ele instituiu o sacramento do matrimônio e é necessário aprofunda-lo;
Em quarto lugar: o cristão casado, como os outros, como os monges, é chamado à santidade. É esta é uma descoberta original, o Concílio ainda não havia sido realizado, mas depois veio insistir fortemente no convite à santidade dos leigos;
Em quinto lugar: a aliança conjugal comporta uma imensa riqueza, mas também grandes exigências;
Em sexto lugar: faz-se necessário e indispensável elaborar uma espiritualidade de casal, esta não pode ser a espiritualidade do solteiro ou do monge;
Em sétimo lugar: isto não pode ser bem vivido sem a ajuda de um movimento para orientar o pensamento e enquadrar a vida.
Eis o que foi bem visto do carisma fundador.
Agora vou dizer o que foi bem menos observado.
Primeiramente, entusiasmado com vocês jovens casais ricos de amor, pensei que o amor seria o grande fator da perfeição, seria bastante dizer-lhes: sejam fiéis ao amor. Mas era preciso ter lembrado que Cristo assegura dois meios para os que desejam atingir a perfeição: o amor e a abnegação. Deus quer a perfeição do cristão, Deus quer a perfeição do casal, Deus deseja que o ser humano torne-se perfeito. Ele não desejará que se tornem infiéis ao amor e à abnegação, quero dizer, ao dom de si e a renúncia de si. O amor e a abnegação são as duas faces da medalha. Não existe amor sem abnegação e uma abnegação que não comporte amor é uma abnegação impossível de praticar.”
Extraído do Documento de Chantilly
A Mensagem recebida
Descobrimos uma preciosidade e Adair (Cantinho do Pe Caffarel) trabalhou bem.
Veja abaixo a história e analise se vale a pena publicar no Blog. Minha opinião é de que vale a pena!
Nicolau (da Ruth)
CRS – Setor A – Natal/RN
Blogueiros ENS
Obrigado Nicolau, vale a pena, sim, e aí está. Juntamos o som recebido e colocamos a imagem. Deu um vídeo clip.
A TODOS DO GRUPO CANTINHO DO PE.CAFFAREL
Estou enviando a todos um arquivo encontrado na Internet pelo casal Ruth e Nicolau. Vocês vão entender toda a história.
Eu vejo isso como um grande achado do casal(Ruth e Nicolau) para todos nós equipistas, pois através desse arquivo vamos poder ouvir um dos ensinamentos na voz do próprio Pe. Caffarel.
Agradecemos à Maria Luiza do Geová (Fortaleza) que traduziu a fala do Pe. Caffarel e assim podemos ouvir e entender o que ele está nos dizendo.
Abraço a todos
Adair (da Elaine)
Mensagens do 2 Encontro Nacional
Bom dia meus irmãos, ainda não recebi a carta de orientações,
obrigado Pierre/Região PE I
Segundo pedido
Não recebi minha carta ainda, mais estou todo dia vendo o blog, estou me atualizando nas notícias e passo para os demais, pois aqui somente um casal recebeu, estamos aguardando.O Senhor faz em nós maravilhas.lícia e vérasSetor S.M.GuamáEq.03 N.SRª do Rosário.
Resposta: Estamos dando alguns dias a mais para ver se o Correios entregou todas as Cartas e se retorna alguma. Enquanto isso, mantenha contato sempre que precisar.
Enquanto isso, muitos receberam a Carta
Caros
A carta, bem como a ficha de apresentação, recebemos no inicio da semana.
Responderemos os ítens solicitados nos endereços que acompanham a ficha de apresentação, no ítem OBSERVAÇÃO
Abraços
Diva e Jesus, CRS DO SETOR "B" DE VOTUPORANGA - SP
Escreva e mande sua mensagem: Você já recebeu a Carta ? Como sua equipe está se preparando?
Mande notícias. ens.imprensa@gmail.com